Gripe pode infectar 1,9 milhão

06 de Junho de 2013
por: Lucas Simões

Cerca de 10% da população de Minas Gerais, em torno de 1,9 milhão de pessoas, poderão contrair um dos tipos de vírus da gripe nos próximos três meses em caso de uma epidemia – entre eles o H1N1 ou gripe suína, que já matou quatro pessoas neste ano no Estado. A estimativa é da própria Secretaria de Estado de Saúde (SES), que, ontem, montou uma força-tarefa para prevenir a doença, a 15 dias do início do inverno, estação que agrava a transmissão do vírus.


O governo prevê que possa haver uma demanda entre 300 mil e 400 mil atendimentos médicos devido a contaminações de gripe em todo o Estado – não foram divulgadas previsões apenas de contaminações por gripe suína e nem o embasamento para a estatística. Apesar dos números, a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera normal esse nível de contaminação. Mesmo assim, a força-tarefa terá o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), a Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.


Com duração de três meses, o mutirão tentará evitar a contaminação por meio da instalação de “barreiras sanitárias” em estradas e aeroportos do Estado, onde são esperados cerca de 100 mil visitantes para a Copa das Confederações e para uma etapa preparatória da Jornada Mundial da Juventude, em julho. Uma das principais preocupações do governo é a divisa com São Paulo, que registrou 55 das 61 mortes por gripe suína no Brasil neste ano. “Vamos prevenir com essa ação devido ao fluxo de pessoas que vai passar pela cidade nos eventos internacionais, principalmente, turistas de São Paulo”, disse o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza.


Serão distribuídos 5.000 cartazes educativos, em unidades de saúde, e mais 350 mil anúncios de prevenção, além da distribuição de um estoque inicial de 30 mil caixas de Tamiflu – principal medicamento de tratamento contra a gripe suína.


Nas estradas, servidores do DER-MG vão trabalhar em conjunto com agentes da SES e da Anvisa, na abordagem de motoristas. Nos aeroportos, serão montados postos de higienização e intensificado o diagnóstico de possíveis sintomas da gripe. “É importante que qualquer sintoma seja notificado entre os passageiros ou pelas companhias aéreas. Vamos oferecer o suporte para as pessoas saberem se podem estar contaminadas”, informou o diretor nacional da Anvisa, José Álvares da Silva.

Mortes
Registros.
Foram confirmadas, até o momento, quatro mortes por gripe suína em Minas Gerais. Além disso, um óbito ainda é investigado na região do Triângulo Mineiro, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES).

 

Fonte: O TEMPO

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756