Volume de chuva já supera em 30% o previsto para este mês na capital
Abril está sendo atípico para os belo-horizontinos. Segundo o Centro de Climatologia da PUC Minas, em 11 dias, já choveu mais de 30% do volume esperado para este mês na capital, que é de 61 mm.
O motivo é a chegada de uma frente fria que conseguiu furar o bloqueio provocado por uma massa de ar quente que estava estacionada no litoral do Rio de Janeiro e em São Paulo, desde o início do período chuvoso, em outubro. Segundo especialistas, esse sistema causou irregularidades nas precipitações. "Para se ter uma ideia, em dezembro e fevereiro, choveu menos da metade do estimado para a capital, que é 300 mm", disse o meteorologista do centro Adelmo Correia. De outubro a março, eram esperados até 1.400 mm de chuva em Belo Horizonte, mas esse índice não superou os 1.100 mm.
Ainda conforme Correia, com a migração dessa massa de ar quente, a expectativa é que novas frentes frias consigam se aproximar da capital neste fim de semana, provocando mais chuva. "Nós teremos um aumento da nebulosidade. Entre a tarde de sábado e o domingo, devem ocorrer pancadas mais fortes em todo o Estado", completou Correia. O tempo deve ficar instável até o início da próxima semana.
Com essa mudança, as temperaturas também devem cair, principalmente no Sul do Estado, que pode registrar a mínima de 9°C. Na capital, a previsão é que os termômetros marquem entre 18°C e 27°C durante o fim de semana, com uma queda mais significativa a partir de terça-feira, quando a mínima pode atingir os 15°C e a máxima os 26°C.
Fonte: O TEMPO