Avenida Santos Dumont, no Centro de BH, será reaberta no sábado

30 de Novembro de 2012
por: Luana Cruz e Paula Sarapu

As obras do BRT da área central serão interrompidas para que a população possa acessar a região para compras de Natal

 

 
 (Marcos Michelin/EM/D.A Press.)  

A Avenida Santos Dumont, fechada desde maio deste ano - para obras do BRT da área central - será reaberta no sábado, dia 1º de dezembro. As construções ainda não foram concluídas, mas a pedido de comerciantes a via será liberada para que a população possa acessar a região para compras de Natal. A interrupção nas obras estava prevista no cronograma e os trabalho serão retomados em janeiro de 2013, quando começará também a intervenção na Avenida Paraná.

Dos 89 ônibus que tiveram os itinerários alterados para a obra, apenas 38 vão voltar a circular no trecho entre as ruas São Paulo e Espírito Santo. De acordo com a BHTrans, essas linhas foram escolhidas por meio de um estudo. O levantamento mostrou que esses coletivos vão levar mais passageiros para a movimentação comercial e vão facilitar a vida da população. Não serão retomados todos os itinerários porque o próprio BRT vai eliminar a presença de muitas linhas na região. Para a empresa, seria inviável voltar com os coletivos e em 2013 retirá-los novamente.

 (Divulgação BHTrans)  
Cartazes serão afixados em pontos de ônibus na região para avisar a população. Motoristas também serão orientados por agentes da BHTrans sobre as alterações.

 
Atraso nas obras

O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, José Lauro Nogueira, admitiu que as obras do BRT estão atrasadas, mas acredita que o sistema estará implantado na capital até o fim de 2013. Durante as escavações foram encontradas linhas de drenagem, cabos de telecomunicação e energia que exigiram um cuidado especial dos trabalhadores e atrasaram as obras. Na fase final, em janeiro, operários também vão trabalhar à noite para agilizar a construção.

 
Estão previstas instalações de BRT nos corredores da Avenida Presidente Antônio Carlos/ Avenida Pedro I e da Cristiano Machado que vão integrar com o transporte na área central. Segundo Nogueira, o trecho de obras que mais preocupa é a Pedro I, porque ainda há entraves causados pelas desapropriações de casas e comércios.

 

Fonte: Estado de Minas

Avenida Amazonas, 491, sala 912, CEP: 30180-001, Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3110-9224 | (31) 98334-8756